• https://www.s2magazine.com.br/blog
0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas Som Automotivo

Qual modelo ideal de Alto Falante para o seu projeto: Woofer ou Subwoofer?

Publicado em 22.06.2020 | comentários
133 visualizações

Cada vez mais o ​Som Automotivo​ faz parte da vida dos motoristas! Muitas dúvidas surgem na hora de escolher qual projeto ideal para o seu veículo e para tocar bem seu tipo de música preferida! Preparamos um post com várias dicas para ajudar na hora da escola do tipo ideal de Alto Falante para o seu projeto!

Os usuários mais aficionados incrementam o projeto de som para obter mais potência e volume para o carro. Os ​Woofers​ e ​Subwoofers​ são elementos que podem agregar mais graves ou subgraves ao som do seu carro, deixando-o com um som realmente potente e no estilo “pancadão”.

Entre estes equipamentos há diferenças tanto nas frequências em que eles “tocam”, como em sua utilização. Dependendo de qual finalidade você deseja para o som do seu carro, você utilizará um ou outro; caso busque algo realmente potente, você poderá fazer a combinação entre os dois para obter melhor performance sonora.

Popularmente falando, os Subwoofers trazem batidas mais longas enquanto os Woofers trazem batidas mais secas. No geral, os Woofers são mais usados nos veículos originais, mas ambos os tipos de alto falantes, Woofer e Subwoofers, podem ser usados nas caixas de porta-malas.

No mundo do som automotivo, costuma se dizer que o uso do Woofer é mais procurado por quem monta um som de qualidade, pois, normalmente faz parte de projetos que tentam imitar a experiência de um auditório. Em alguns casos, os alto falantes são instalados somente na parte da frente do veículo, trazendo a mesma sensação de como estivesse ao vivo nesses espetáculos.

Os Subwoofers foram popularizados pelos carros através de suas batidas mais longas, capaz de tremerem o veículo e serem ouvidas a vários metros de distância, quando bem regulados podem trazer uma experiência única dentro do corpo humano.

DICA FÁCIL PARA IDENTIFICAR O TIPO DE ALTO FALANTE

A maioria dos alto falantes são fáceis de classificar, basta verificar qual tipo de material o cone é feito, quando as bordas são de papelão (cone seco) na maioria das vezes será um woofer e quando o alto falante tiver o cone emborrachado você terá um subwoofer!


Diferenças entre Subwoofers e Woofers
Os Woofers atuam nas faixas entre 50 a 5.000 Hz, seu tamanho varia de 6" a 21". Por atender um amplo espectro sonoro, ele não executa bem as frequências em ambas as extremidades, tanto os agudos como graves.

Quando dele é exigido frequências bem mais graves, seu som fica comprometido se comparado a um subwoofer, perdendo aquela qualidade e som empolgante produzido pelos subs.

Portanto os ​Woofers são recomendados para sons graves e médio-graves, excelentes para a categoria “Trio- Elétrico”, famosas carretinhas de som, graás a sua resposta de frequência estendida.

São indicados para reproduzir sons como: bumbo, tambor, parte do piano, parte do baixo e da guitarra e muito usado para “rachas” e campeonatos de som.

Os​ Subwoofers​ são falantes para executar sons de baixa frequência (grave retumbante), sua faixa sonora varia de 20 a 1.500 Hz e seu tamanho está entre 8” e 21”.

A diferença entre ele e o woofer é que o subwoofer é desenhado para atender uma faixa muito específica no espectro sonoro. ​Devido aos subwoofers executarem sons de curta amplitude e frequências baixas, o deslocamento de ar é maior e é excelente para a categoria SLP (Sound Level Pressure).

Subwoofers são indicados para reproduzir sons como: contrabaixo, baixo eletrônico, bumbo de bateria e músicas com subgraves, como a música eletrônica.

Afinal qual o melhor alto falante para caixa de carro?

No caso das caixas de porta-malas, o melhor alto-falante a ser instalado vai depender de como seu projeto será montado e que tipo de experiência você deseja ao ouvir suas músicas. Isso deverá ser calculado juntamente com o tamanho da caixa, o tipo (dutada, vedada, etc), sua localização, entre outros fatores.

Instalando os Woofers as batidas ficarão mais secas e com médio-graves inclusos, trazendo uma melhor qualidade sonora, mas que nem sempre será “sentida” ao lado de fora do veículo. Já com os Subwoofers, as batidas irão bater mais pesadas dentro e fora do carro, contudo, poderá não ouvir alguns instrumentos da música.

Projeto Trio Elétrico

O projeto do estilo do trio elétrico tem como principal objetivo a reprodução do som para parte externa do carro. Visto muito em competição de som, reunião ou festas de amigos ao ar livre. Para este tipo de projeto o ideal é a utilização do woofer, por abranger uma ampla faixa de som. Sua propagação ajuda no desempenho desejado, que é justamente levar o som a parte de fora do carro.

Projeto SLP (Sound Level Pressure)

Como o próprio nome sugere, o projeto SLP é específico para a parte interna do carro, com uma forte potência dos graves. Normalmente são utilizados para aquela sensação causada pelo “pancadão”. Esse tipo de projeto deve ser usado com falantes subwoofers, mantendo a pressão do som para dentro do carro.

Projeto de Som de Alta Fidelidade (Hi-Fi)

Esse tipo de projeto é para pessoas que querem uma alta qualidade e refinamento em seu carro. Estão mais preocupados em ouvir música com uma fidelidade sonora, dentro do seu veículo, sem a pressão exagerada ou a preocupação de “jogar” o som para fora do carro. Para ter qualidade, o controle do som inteiro é necessário. Para isto, você deve adquirir um equalizador que controlará as frequências das músicas, um crossover para dividir essas frequências e usar um módulo para cada frequência. Com essas frequências executadas de forma independente entre elas, farão com que o som ganhe em qualidade e controle do som inteiro. Esse projeto, além de utilizar subwoofer e woofer, demanda ter outros alto falantes que abrangem diferentes faixas do espectro sonoro.


DICA EXTRA 
Para quem curte as batidas pesadas dos Subwoofers ainda é possível ter um som de qualidade no carro, alternando sempre que desejar. Alguns tocadores (DVDs, Centrais Multimídia, etc) permitem desligar ou ajustar o volume da caixa separadamente, com isso, a grosso modo falando basta diminuir sua potência para que os demais Woofers do carro tragam mais fidelidade para as músicas. Para um projeto mais elaborado, pode ser instalado caixas separadas de Woofes e Subwoofers, alternando para onde mandar o áudio através de um Crossover (mesa de som própria para carros).

Gostou dessas dicas? Confira todos os nossos produtos e se precisar de ajuda, chame nossa equipe técnica através do Chat da nossa loja Online: S2Magazine.com.br

s2 magazine som automotivo iluminacao lampadas led seguranca veicularLoja Online de Som Automotivo e Acessórios

Comentários