• https://www.s2magazine.com.br/blog
0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas Som Automotivo

Melhores Músicas para Teste de Som Automotivo

Publicado em 04.11.2020 | comentários
31 visualizações


De que adianta um investimento generoso em vários equipamentos para o som do seu carro se não podemos testar seus limites, seus pontos fortes? Saber se seu Subwoofer consegue disparar alarmes na rua, ouvir com clareza as vozes nas músicas, distinguir vibrações médias e agudas que dão muito mais brilho ao som.

Separamos algumas das melhores faixas musicais para testes sonoros, e conheça também algumas dicas nesse procedimento técnico.

DICA - IMPORTANTE – os arquivos em MP3 possuem compactação própria e, neste processo, há perda de frequências, teoricamente não audíveis, fazendo com que esta opção não seja tão interessante para a promoção dos testes.

Tipo de mídia adequada

Prefira os CD’s, isso CD’s, mas os ORIGINAIS. Essas mídias garantem uma exposição íntegra das músicas, sem que haja corte em frequências como acontece nos arquivos compactos.

Se o seu aparelho de som não tem entrada de CD, não faça conversão no computador para MP3. Prefira os formatos WAV! Os arquivos ficarão com um tamanho considerável (maior), mas 1 ou 2 arquivos para testar seu equipamento não vai acabar com o espaço de seu pendrive.

Testes em médios-graves e médios podem ser promovidos por arquivos em MP3, mas, particularmente, considerando que em testes buscamos extrair o máximo, ainda prefira o bom e velho CD (original). Você vai perceber que a qualidade é outra. Mas, se o MP3 for a única opção, garanta que a gravação esteja em 192 Kbps ou superior.

ATENÇÃO – áudios próprios para teste, especialmente de graves, são NECESSARIAMENTE para testes. A utilização contínua pode danificar o seu falante, pois levá-lo ao extremo e, trabalhando no limite por muito tempo, pode diminuir sua vida útil.

Aprenda tudo o que puder sobre regulagem de equalizador do som, conheça bem o equalizador de som, e seus pequenos ajustes que podem maximizar sua experiência auditiva.

Esta função dos players chamada equalizador procura ajustar os timbres sonoros para que fique confortável aos ouvidos. E é possível encontrar dos mais variados tipos de equalizadores, dos mais simples aos mais complexos. Mas este humilde artigo não tem a pretensão de te tornar um expert em “afinação” do seu sistema de som automotivo, mas sim te trazer a mínima instrução para que, ao ajustar seu equalizador, consiga tirar do seu sistema uma resposta auditiva confortável e prazerosa.

Pois bem, a audição humana consegue perceber sons que variam de 20Hz à 20.000Hz (ou 20KHz), assim as percepções sonoras viajam neste espectro nos possibilitando distinguir as frequências baixas, também conhecidas como graves, e as frequências mais altas, conhecidas por agudos. Nem precisamos falar que no meio do caminho entre graves e agudos temos os médios, que seria uma frequência intermediária entre os dois extremos.
As baixas frequências iniciam nos 20Hz até o limite de 63Hz, ali trabalham os Sub Graves, ou Subwoofer. Aquela vibração tão consistente que até dispara o alarme dos carros. Entre 63Hz e 250Hz trabalham os Graves, ou os Woofers, que proporcionam graves macios e com maior volume.

As frequências médias variam entre 250 Hz à 5 KHz e, trabalhando a nosso favor, podemos contar com MidBass, Mid Range, Cornetas, entre outros.

Frequências mais altas, ou agudas, fazem parte da força do tweeter. Não temos a imponência vibrante dos graves mais podemos desfrutar de toques metálicos que trazem mais brilho à experiência auditiva.

Assim, quando for ajustar seu equipamento, tenha em mente a capacidade de cada falante instalado em seu carro e qual frequência precisa de mais ou menos valorização no seu som.

Set List ou Lista de Faixas Musicais 

Estes áudios e músicas vão te ajudar a identificar o que precisa melhorar no seu som para ter experiências surpreendentes.

1 – Teste de fase acústica.

Palco Sonoro
2 – Giz
3 – Rolo de fita adesiva 4 – Walking Sax

Ressonância nos graves 5a8

Bateria
9 – Bateria e baixo 10 a 12 – bateria solo

Vozes masculinas
13 – Eric Clapton & BB King – RidingWith The King
14 – Junior Wells – Use Me
15 – Ed Motta – Doce Ilusão

Vozes femininas
16 – Rebecca Pidgeon – Spanish Harlem 17 – Fever
18 – Elza Soares – Dura na queda
19 – Maria Rita – Caminho das águas
20 – Maria Rita – Muito pouco
21 – Faith No More – King for a day.
22 – Titãs – Lugar nenhum 

Teste de graves

23 – Metallica – Until It Sleeps 
24 – BennyBenassi – Satisfaction
25 – 20Hz
26 – 25Hz
27 – 31,5Hz
28 – 40Hz

E lenha sempre em mente: Consulte sempre um técnico especializado para tirar dúvidas e evitar dores de cabeça em instalações que você não possui a especialidade necessária. Muito cuidado para não torrar seus equipamentos e uma boa curtida a todos!

Comentários