• https://www.s2magazine.com.br/blog
0
Seu carrinho está vazio :(
Alto Falante

Qual a diferença? Woofer x Subwoofer!

Publicado em 04.11.2019 | comentários
275 visualizações

Saber escolher o modelo ideal dos produtos a serem utilizados em seu projeto de Som Automotivo é um passo importantíssimo para ter o resultado desejado, diminuindo assim maiores problemas.


Uma dúvida muito comum ao iniciar seu projeto é qual modelo ideal de alto falante, desempenho x qualidade e saber qual tipo de alto falante é o mais adequado, então a pergunta é, qual melhor alto falante para o meu sistema de som: 


Woofer ou Subwoofer?

QUAL A DIFERENCA WOOFER SUBWOOFER 2


A resposta não é tão simples: cada modelo é ideal para um determinado tipo de projeto.


Nesse post vamos ver algumas informações e diferenças entre os modelos Subwoofer e Woofer, para que saiba qual modelo perfeito para o seu sistema antes de comprar o seu!


Primeiramente, como podemos identificar as diferenças e explicá-las em números?


A unidade de medida utilizada para medir o som em números, é a frequência (Hz).


Onde, se temos uma frequência de 1Hz, quer dizer que temos um som muito grave (trovões/contrabaixos), e se temos uma frequência de 15000hz, quer dizem que temos um som muito agudo (apito para cães/pratos de bateria).

frequencia som
Esse valor é determinado pelo comprimento da onda sonora, e consequentemente quantos movimentos um alto falante precisa fazer para reproduzir tal frequência.


Para que um alto falante possa reproduzir todas essas frequências, terá que se movimentar entre 20Hz vezes por segundo e ao mesmo se movimentar 20.000Hz vezes por segundo. Muito improvável que isso aconteça, pois seria difícil realizar para um conjunto mecânico como um alto falante, e por isso a música acabaria sendo reproduzida sem muita qualidade.


Para resolver tal problema, os fabricantes projetam alto falantes com “limitação” para reproduzir somente determinadas frequências, alcançando assim um maior desempenho sonoro.

Sendo assim, temos a classificação dos modelos, os alto falantes que reproduzem Grave e Médio Grave são chamados de Woofers. Geralmente as faixas de frequência ficam entre 50hz à 4500hz (aproximadamente).


Os alto falantes que reproduzem as frequências Subgraves e Graves são chamados de Subwoofers. Estes modelos reproduzem uma faixa limitada de frequência de 20hz à 200hz (aproximadamente).


Agora vamos fazer um pouco sobre as características físicas dos alto falantes, veja abaixo algumas diferenças entre os modelos woofer e subwoofer:

  • O Alto falante Subwoofer, é fabricado para reproduzir as frequências mais baixas, conta com um conjunto mecânico com maior excursão, sendo assim, geralmente possui borda alta de borracha ou espuma de alta densidade, de fácil identificação visual.

 

Mais informações sobre o Conjunto Mecânico:

  • Para reproduzir as frequências mais baixas com menor distorção, o cone do Subwoofe, é mais grossos e pesados (os dos Woofers são mais leves, para reproduzir com maior eficiências as frequências mais altas).
  • A bobina tende a ser mais alta que o enrolamento de woofers, e consequentemente, alguns modelos possuem conjuntos magnéticos mais “altos” e menos largos que os modelos woofers, ao se comparar alto falantes de mesmo valor em rms.Entenda a diferença entre nomenclatura entre os fabricantes e não se confunda...Você pode encontrar diferentes nomes entre os principais fabricantes de alto falantes, pode-se perceber que em alguns modelos woofers de tamanho de 15” e 18 polegadas, são chamados de subwoofers.Isso acontece devido à mistura do mercado de som automotivo com o de som profissional, aonde podemos encontrar, woofers de 15 e 18 polegadas que são chamados normalmente de subwoofers, o que não é considerado errado.

 

Com a chegada ao mercado dos modelos subwoofers para sistemas automotivos, e com o crescimento do mercado, para ficar mais claro na hora da escolha, você precisa se lembrar que:

  • Os Alto Falantes com borda maior e mais alta, de borracha ou espuma de alta densidade: são alto falantes fabricado para sistemas de som automotivo interno.
  • Os Alto falantes com borda ondulada (parecida com papel): são modelos específicos e fabricados para sistemas de som externo. Podendo ainda ser chamado de subwoofer se tiverem 15 ou 18 polegadas. O mesmo acontece, por exemplo, com alguns modelos de woofers, que em alguns casos, podem ser chamados de mid-bass.

 

Outros fatos e diferenças entre eles são:

  • Quanto mais grave o som, menor distância ele consegue “percorrer” e maior o esforço do sistema para reproduzir estas frequências baixas. Por isso, o indicado em projetos de som externos,  para utilizar em festas, churrasco e etc, é recomendado utilizar um alto falante que toque as frequência mais altas, que mandam o som mais longe, ou seja, o ideal é optar por modelos de Alto Falante Woofer.
  • Vale lembrar que quanto menor a frequência, mais o grave “reflete” no ambiente. Principalmente em no seu carro, onde é um ambiente pequeno, a ressonância varia de modelo de veículo. Ou seja, se você deseja um som interno é indicado utilizar um alto falante modelo subwoofer.

 

Gostou do nosso post? Compartilhe nas redes sociais e acesse nossa loja, conheça o modelo projeto de som para o seu veículo, tire suas dúvidas com a nossa equipe de especialistas!

s2 magazine som automotivo iluminacao lampadas led seguranca veicular

Comentários